Home » » Enem 2013: MEC admite erro em questionário que equipara doméstica a utensílio caseiro

Enem 2013: MEC admite erro em questionário que equipara doméstica a utensílio caseiro

Written By Unknown on sexta-feira, 31 de maio de 2013 | 18:49



O Ministério da Educação (MEC) reconheceu, nesta sexta-feira, que o questionário do Enem 2013, preenchido pelos 7,8 milhões de inscritos na avaliação federal, continha ao menos uma relação "inadequada". O item sete do questionário — "Você tem em sua residência?" — apresentava alternativas como "TV", "geladeira", "máquina de lavar" e... "empregada mensalista".
"O ministro Aloizio Mercadante considera que a forma da pergunta que se refere a trabalhadores domésticos é inadequada, e vai encaminhar a necessidade de sua adequação, preservando os critérios técnicos, mas garantindo integralmente o respeito àqueles trabalhadores", diz comunicado do MEC. A nota afirma que as questões foram baseadas no Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB), organizado pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP), que tem como objetivo medir a situação econômica dos participantes.
A questão motivou críticas de estudantes nas redes sociais. Representantes das domésticas também criticaram a ligação "inadequada" entre pergunta e resposta. "É um ato discriminatório porque nos reduziu a objetos. Não foi perguntado se na casa do aluno havia pais, filhos ou parentes. Só objetos e as empregadas domésticas", afirmou Creuza Maria de Oliveira, presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad),ao jornal O Globodesta sexta-feira.

0 comentários:

Postar um comentário

Like us on Facebook
Follow us on Twitter
Recommend us on Google Plus
Subscribe me on RSS